Bombas de água Como escolher

Bombas de água Como escolher

Escrito por Magazine Luiza
Ter, 11 de Outubro de 2011 05:30
PDF Imprimir E-mail
filtrabem-noticias-25-bomba-aguaUma bomba de água é fundamental para quem precisa transferir água de um lugar para o outro, seja por causa de um alagamento ou para abastecer uma casa ou propriedade. Saiba mais sobre bombas de água e veja dicas para escolher a sua.

 

Suas vantagens

Uma bomba de água serve para transferir água suja ou limpa para abastecimento de residências e prédios, indústria ou pequenas irrigações. É ideal para estas utilizações:

  • Poços artesianos: se você tem um poço e precisa bombear a água para uma cisterna ou caixa d’água, precisa de uma bomba de água. Escolha um modelo submersível (que fica totalmente dentro da água) e que tenha filtro;
  • Porões e outras áreas que ficam inundadas: se você tem uma área na sua casa ou propriedade que alaga sempre, a bomba pode ajudar a tirar a água e mandá-la para a rede de esgoto regular da sua cidade. Em caso de grandes volumes, consulte a prefeitura ou o serviço de água e esgoto da sua cidade para saber qual o meio legal para fazer isso – em alguns lugares, jogar a água na rua ou em um bueiro é proibido por lei;
  • Caixas d’água em lugares elevados: se a água da rua não tem pressão o bastante, e você tem um reservatório em área mais alta, precisa de uma bomba para levar a água até lá.

Tipos de bombas

Submergível: estes modelos ficam totalmente dentro da água, funcionando continuamente. Têm motores e parte elétrica selados para não serem afetados pela umidade constante. Pelo fato da bomba ficar debaixo d’água o tempo todo, pode ser mais complicado fazer a manutenção dela.

Periférica: ficam fora da água. A manutenção é um pouco mais simples, pois os componentes estão mais acessíveis.

Especificações de cada modelo

Cada modelo atende melhor a uma necessidade. Antes de comprar, consulte o manual e cheque se a bomba está adequada para:

  • o volume de água que você precisa bombear;
  • o tipo de água: suja ou limpa, ou qual o limite de resíduos que ela pode suportar.;
  • tipo do cano: veja o diâmetro mínimo do tubo que precisa ser usado para o bombeamento.

Energia elétrica

Embora existam alguns modelos maiores a combustível e até a energia solar, a maior parte das bombas de água domésticas é elétrica. Existem modelos em 110v e 220v, mas poucas delas são bivolt – ou seja, você precisa comprar uma para a voltagem específica da sua região.

A instalação elétrica da sua casa deve estar adequada a ela. Consulte um eletricista para saber se a instalação tem capacidade para suportar uma bomba em funcionamento contínuo.

Fique atento a falta de energia: em caso de apagão as bombas param de funcionar e não voltam sozinhas, mesmo depois do restabelecimento do fornecimento. A maioria precisa ser desligada e ligada novamente para voltar ao funcionamento normal. Se os seus problemas de drenagem costumam coincidir com a falta de energia elétrica, estude comprar também um gerador de emergência.

Manutenção

  • Cheque sempre se a bóia dentro da bomba não está presa. Se ela não estiver flutuando livremente, a bomba não vai detectar se a água subir;
  • Veja sempre se as telas e aberturas estão desimpedidas. Um entupimento pode impedir a bomba de funcionar. Limpe a bomba de vez em quando para evitar isso;
  • Se a sua bomba submersa tem tubulação fixa, faça um buraco de aproximadamente 3mm na tubulação dentro do poço. Isso vai impedir o ar comprimido de se tornar um problema para sua bomba.

Agora que você já tem conhecimento de como escolher uma bomba de água, entre em contato com a FiltraBem e comprove a qualidade dos produtos comerciali\ados por nossa empresa!

Fonte: http://www.magazineluiza.com.br/PortaldaLu/verConteudo.asp?id=7518